domingo, 7 de maio de 2017

UMA MÃO CHEIA DE PALAVRAS... (#29) (POST REEDITADO)

(REEDITADO - ver Solução mais abaixo)


Retomo hoje esta rubrica que faz as minhas delícias, uma semana depois do Almoço Convívio de Braga que aconteceu sob a bandeira da AMIZADE.
E é em jeito de homenagem a todos aqueles que estiveram presentes, quer fisicamente, quer via telefónica ou informaticamente através das suas mensagens electrónicas, que construí hoje este ENIGMA.

Para não fugir ao que é hábito, vou dar-vos uma mão cheia de palavras, são novamente 5 como os dedos da mão... e com elas quero que encontrem então a palavra (ou a frase) que, desta vez, faz a ligação entre as cinco: a CHAVE do enigma.



ENIGMA nº 29




Qual acham que será a "chave" que liga as cinco pistas de hoje?



---------------------------------------------------------------------------------

Quem souber a resposta, ou tiver um palpite, POR FAVOR não deixe aqui na caixa de comentários a resposta ao enigma! Enviem por favor as vossas respostas para o meu endereço  jardinsdeafrodite@gmail.com  para não estragarem o prazer do passatempo aos que por aqui passarem a seguir e quiserem chegar sozinhos à solução.

---------------------------------------------------------------------------------

REEDIÇÃO - Solução do ENIGMA nº29




1. Onça - AMIGO da onça (ou amigo de Peniche) é a pessoa que parece amiga mas é falsa ou traiçoeira;
2. Alheio - a expressão AMIGO do alheio retrata de forma eufemística alguém que é ladrão.;
3. Alex -  «Os AMIGOS de Alex», no original "The Big Chill", é um filme de 1983 realizado por Lawrence Kasdan.;
4. Irmãos -  os AMIGOS verdadeiros são como irmãos;
5. Para Siempre - «AMIGOS Para Siempre» é o tema musical escrito para os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, cantado por Sarah Brightman e José Carreras.



ACERTARAM:
Ricardo Santos - Papoila - Fernanda Maria - Luísa Rui Espírito Santo - Elvira - Janita - Maria Araújo - AvoGi - Ju Abreu - Maria Eu - Pedro Coimbra - Laura Ferreira - Prof. João Paulo - Gábi - Lis Costa - YellowMcGregor Graça Sampaio - Catarina - Teresa (Ematejoca) - Manu.


Os meu sinceros agradecimentos a todos os que participaram (quer tenham acertado ou não) e comentaram. É que isto sem vocês não tinha mesmo piada nenhuma!  



  :))

62 comentários:

  1. Uma das coisas mais Importantes da nossa vida, porque podemos escolher!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou teremos a sorte de os encontrar :)

      Eliminar
    2. (partindo do pressuposto que sei mesmo qual é a resposta certa)

      Eliminar

    3. Ricardo,

      Uns escolhemos... outros escolhem-nos a nós! :)


      Beijinhos escolhidos para Ti
      (^^)

      Eliminar

    4. Gábi,

      Para tudo na vida é preciso ter sorte! :)
      Eu acho que sou uma pessoa de sorte...


      Beijinhos sortudos
      (^^)

      Eliminar
    5. (ah, e claro que sim, sabes pois!)

      Eliminar
  2. Respostas

    1. Papoila,

      Cá chegou certinha...
      Há momentos fantásticos, não há?


      Beijinhos fotogénicos
      (^^)

      Eliminar
  3. Amiga Afrodite, seguiu email :)

    beijinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Fê,

      O tema é-nos muito caro...
      Este seria impossível errares!


      Beijinhos cheios de "ésses"
      (^^)

      Eliminar
  4. :) Eu sei, eu sei... Vai já seguir a minha resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Luísa,

      Tal como tu dizias, eu desta vez facilitei as coisas.
      Mas tinha de ser... e o motivo expliquei-o no início do post.


      Beijinhos genuínos
      (^^)

      Eliminar
  5. Tchiii ... Já 3 e se calhar certos ! rsrs
    Isto de estar um bom dia, ser Dia da Mãe e andar a correr as capelinhas (filhos) e chegar a gora a casa, desta vez adeus podium e ainda vou ver se acerto ! (?)

    Para já vou ver se há pistas no texto ... ou nos comentários anteriores, depois pesquisar as palavras uma a uma !

    Então até já ! :)

    Abraço a todos e à Deusa ! ... ou vice versa ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que estão todos a acertar...
      um dia destes quero um desafio que seja fácil para mim e difícil para todos os outros!

      Eliminar

    2. Rui,

      Pois é, nem sempre podes ficar com a camisola amarela! :))
      Desta vez essa honra vai tocar ao Ricardo.

      Os dias da Mãe acabam por ser dias dos Pais também... o que é sempre bom!
      E quanto às pistas, desta vez nem a Gábi precisou delas! (e tu também não, deixa-te lá de filmes!)


      Beijinhos só pra Ti
      (^^)

      Eliminar

    3. Gábi,

      Quem sabe eu te posso fazer a vontade...
      Vou pensar no assunto com atenção. Vamos lá ver onde chega a minha imaginação.


      Beijinhos certeiros
      (^^)

      Eliminar
  6. Ora bem :

    Onça – É um animal, mas também é uma medida de peso ! (???) Esta ainda não entendi !
    Alheio – No Priberam diz que “não é nosso” (??)
    Alex – Diz que é um ex-jogador de futebol brasileiro ! (??)... Não creio que seja este.:(
    Irmãos- A dica do Ricardo, não dá, porque não se podem escolher ! (?)... Só conheço os Karamazov !
    Para sempre – Aqui fico a pensar se é enquanto se existir ou se mesmo depois de morrer. (?)...

    "Seguir", "resposta", "mail" ... (???) ... Não me parecem dicas ! (?)
    "Abraços", "Beijinhos", ... (???) hummm ... Talvez . (?)
    Vou pensar no assunto e quem sabe se a amiga Gábi aproveitará as ideias ?! … (??)

    Entretanto vou enviar um palpite sem grande convicção .
    Quem não arrisca não petisca e aqui não há limite de tentativas como no Ricardo ! eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais pôr a Gábi a tentar descobrir algo diferente com este teu comentário ! :))

      Eliminar
    2. eheheh... Está enganado ! rsrs... A Gábi tem um método infalível ! eheheh

      Eliminar
    3. Desta vez não foi preciso Ricardo e Rui, olhei para a onça e ocorreu-me logo a resposta (que espero esteja certa) que confirmei depois com o Alex e o Alheio...claro que se não tivesse chegado logo lá, estas dicas do Rui seriam importantíssimas!

      Eliminar
    4. Ainda bem, que mandei @mail sem ler os comentários. As dicas do Rui são perigosas e nada, mesmo nada "amigas".

      A mim, também é a onça responsável pela minha resposta, sem olhar
      para o Alex é o Alheio.

      Eliminar
    5. eheh... Eu sabia, mas foi para "brincar" com a Gábi (que não se deixou "ir na onda" )! rsrs
      Também para pôr um bocadinho de tempero na panela ! :)
      Esta, não precisou dos "Irmãos", nem do "Para Siempre", Teresa ! rsrs

      Eliminar
  7. Olá, Afrodite,

    como esta me parece fácil (?) vou enviar palpite.
    (até rimou e é verdade! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olha que eu sou "Onça" de família.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Será possível Catarina? Desta vez até eu cheguei lá...
      Será que também posso deixar pistas?
      Como "negócios à parte" e "canta, canta ..... canta"?

      Eliminar
    2. Estou totalmente a leste....

      Talvez por ser demasiado fácil. Normalmente, brilho nos desafios mais difíceis!!! : ))))))))))))))))

      Eliminar
  10. Minga deusa.....
    Já lá foi....
    Tu que és uma onça, perdão Deusa amiga do meu coração. Eu ando alheia mas se calhar vais ter de ne apresentar o "Alex" ... é teu irmão?.
    Amiga, dá-me mais pistas não chego lá com o alex...
    vá lá meus amigos deitem cá para fora
    Kis ,:=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tu não sabes que a nossa Deusa, quando ainda estudante, esteve com ele na Carolina do Sul e vê lá bem, durante um funeral, onde foram mais 6 colegas ? Também num "Encontro", mas bem mais macabro e triste !
      Quase dizias bem. Era como se fosse um irmão, para os sete !
      :)

      Eliminar
    2. "I heard it through grapevine"

      Eliminar
    3. “I heard it through the grapevine” é uma canção famosíssima!!! hummmmm

      Eliminar
    4. E aparece na banda sonora do filme: xx xxxxxx xx Alex!

      Eliminar
  11. Vou enviar email! Já agora: Quem é o Alex? É "coisa que se veja"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ??? ... Não te aconselho JU ! Pelo menos quando a Afrodite o viu pela última vez, nos USA, "não era coisa que se visse" :(

      Eliminar
    2. Mas vamos lá ver quando os amigos lá chegaram não o encontraram, certo?

      Eliminar
    3. rsrsrs... Já foram tarde, Gábi ! :(
      ... E quantas vezes isso acontece !?... Por isso, ... A vida é que é importante !!!

      Eliminar
  12. Eu conheço o Alex :))) e ele é muito popular:))))
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Quando se encontram é uma alegria!

    Beijos cúmplices :)

    ResponderEliminar
  14. A inspiração veio de um almoço recente??
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  15. Caríssima Amiga Afrodite.
    Ché, pelo jeito a onça foi beber água.
    O estafeta do meu amado Imperador Dom Pedro II (1825-1891)deixou uma ilustração na tua caixa de correio. Será que foi um tiro na água onde a onça bebeu água.
    Este enigma está a me deixar uma onça.
    Caloroso abraço. Saudações felídeos.
    Até breve...
    João Paulo de Olieira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver, sem véus, sem ranços, com muita imaginação, autenticidade e gozo.


    ResponderEliminar
  16. "Para siempre"... terá a ver com a língua espanhola? Não creio ter sido um erro de digitação.

    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há erro, Catarina ! :) ... Aqui, até é mais catalão, que castelhano ! rsrs

      Eliminar
  17. Oh, Ricardo, dá-me lá um exemplo do que podemos escolher que se encaixe neste enigma. 😎😎

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive a deixar umas pequenas pistas nos comentários que antecedem Catarina (acho que neste sei qual é a resposta :)

      Eliminar
    2. Foi inspirado no encontro... tal o Pedro disse?

      Eliminar
    3. Pode ser, sim, se pensarmos que foi um encontro de ......

      Eliminar
  18. Agora é que cheguei mesmo, sorry anteriores comentários vinham de PC e email errado e por isso fui apagá-los...e tendo chegado acho que já sei a resposta só com as cinco pistas, vou enviar email e só depois é que vou ter os comentários que antecedem..

    ResponderEliminar
  19. Oi Afrodite
    Enviei email,ok?
    O Encontro rendeu bonita inspiração.
    E mesmo 'invisíveis' nos gostamos muito, nao é?
    bjim

    ResponderEliminar
  20. Só a Música com 179 é que ultrapassa... ;-)
    :-)

    ResponderEliminar
  21. Eureca!!!
    Finalmente!
    Agradeço à Gábi e ao Rui pelas dicas deixadas aqui e acolá. Primeiro considerei as dicas da Gábi; depois confirmei com as do Rui . : ))
    Nunca teria lá chegado sem ajuda. Não vi, não sei, não estava lá...
    Ainda me falta (esperarei pela re-edição) associar algumas palavras à chave do enigma.

    ResponderEliminar
  22. Atirei os foguetes antes de tempo!! : (((

    ResponderEliminar
  23. No decorrer das minhas longas pesquisas para este enigma ... não posso deixar de recordar este grande pensamento/ditado: "Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão."

    Só tenho um irmão (nenhuma irmã), mas tenho a sorte de ter um irmão e um amigo... numa só pessoa! ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei desse teu pensamento/ditado, Catarina ! "Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão."
      Quantas vezes uma Amigo supera um irmão ?!...

      Eliminar
  24. PANG YAO Afrodite:
    Às vezes há notícias que parecem vir a (de) propósito:
    http://lifestyle.sapo.pt/familia/noticias-familia/artigos/melhores-amigos-descobrem-que-sao-afinal-irmaos

    ResponderEliminar
  25. Sabes que tenho sempre alguma dificuldade em descobrir estes enigmas, mesmo assim vou arriscar

    ResponderEliminar
  26. Psssssst !... Afroooodiiiiite ! :))
    Olha que já é sábado, cheio de tarefas (Festival, Fátima, Benfica, novo Desafio amanhã) e ainda não fizeste a re-edição
    Os nossos Amigos começam a esquecer-se deste passatempo e a nossa Amiga Manu tem que ser ajudada, para encerrares isto ! :)
    Os Amigos servem para estas coisas, não é ? ... rsrsrs

    ResponderEliminar

  27. TODOS,

    Apesar do desfasamento temporal, não podia deixar de fazer a reedição deste DESAFIO #29, que foi um dos mais importantes que já fiz até hoje, uma vez que ele homenageia todos os AMIGOS em geral e os MEUS AMIGOS em particular.
    Talvez seja importante referir em jeitos de balanço final que este foi um dos ENIGMAS mais participados, o que me deixa muito feliz!


    Termino com beijos e abraços para TODOS e com uma citação de Benjamin Franklin que a Catarina aqui em boa hora lembrou: «Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.»

    (^^)

    ResponderEliminar
  28. Gostei de reler!
    Mas agora pergunto eu, escapou-me qualquer coisa, isto "cheira-me a despedida" vais de férias é????
    Se assim for beijinhos e diverte-te muito.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Papoila,

      Não minha linda, não é nada disso!
      Não há despedidas! Apenas um enorme pedido de desculpas porque acumulei 3 semanas de enigmas por reeditar.
      Hoje entrou o enigma #31 e só ontem consegui reeditar o Enigma #30 e hoje o #29. E ainda me falta o anterior...

      Se estou a precisar de férias!? Bom, isso nem duvides!! Mas ainda não é para já.
      Obrigada pelo apoio :*
      Muitos beijinhos e boa semana
      (^^)

      Eliminar